Eucaristia - Frases e Pensamentos

"A Eucaristia constrói a Igreja"

7 de mar. de 2013

Regras básicas para escolha de um canto litúrgico parte 3

A próxima parte do Santo Sacrifício da Missa, temos no próximo rito o Hino de Louvor. Vamos lá?















Significado Litúrgico 

O hino de louvor, ou glória, expressa o louvor de toda a criatura ao Criador, do homem remido ao Salvador e do homem imperfeito ao Consolador, relembrando os pontos principais de todo o mistério de nossa salvação em Jesus Cristo. Este canto deve fazer o verdadeiro louvor, assim como disse São Paulo, o louvor que glorifica Deus pelo que Ele é e não pelo que Ele faz.


Critérios para sua escolha


Este canto é o próprio rito de hino de louvor e deve ser cantado integralmente.
Por isso, para este canto ser considerado corretamente como hino de louvor, este deve obrigatoriamente conter toda a oração do hino de louvor.

"Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai Todo-Poderoso nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica, Vós que estais à direita de Deus Pai, tende piedade de nós, só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, Amém".

Com isso, podemos afirmar que é falsa a ideia de que apenas basta ter as invocações de "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo", para que um canto seja verdadeiro hino de louvor. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário