Eucaristia - Frases e Pensamentos

"A Eucaristia constrói a Igreja"

6 de mar. de 2013

Regras básicas para escolha de um canto litúrgico



Os cantos litúrgicos da missa devem respeitar cada um de seus ritos: ritos iniciais, da palavra, eucarístico e ritos finais.

Farei, então, uma série onde, em cada dia, explicarei o significado de cada parte da Santa Missa e qual o critério para a escolha do hino.

Neste primeiro artigo, então, começarei explicando a procissão de entrada. Então, vamos lá:
















Significado Litúrgico

Deus caminha ao nosso encontro: esse é o sentido da procissão de entrada. Em passagens bíblicas diversas vemos o povo de Deus caminhar, seja em busca da terra prometida, seja em busca da libertação, seja a caminho de Jerusalém, seja ao encontro de Jesus. É por isso que, de pé, aclamamos a Cristo, na presença do sacerdote, que vem ao nosso encontro, com toda sua majestade, seu poder e sua autoridade, para celebrarmos juntos os mistérios do sacrifício da missa.

Critérios para sua escolha

Este canto acompanha o rito da procissão de entrada e, por isso, deve ser encerrado ao término desta procissão.
Para que um canto seja corretamente considerado canto de entrada, este deve expressar a alegria de estarmos reunidos para celebrar os mistérios da nossa salvação. Deve trazer os temas do tempo do ano litúrgico em que estiver a igreja, por exemplo: no tempo pascal deve falar sobre a ressurreição; no tempo do natal deve falar sobre a encarnação e o nascimento de Cristo; no tempo do advento deve falar sobre a expectativa da espera da vinda do Salvador; no tempo da quaresma deve falar sobre penitência e mudança de vida ou sobre a campanha da fraternidade; no tempo comum pode falar de vários temas.


Fonte site Paróquia Divino Espirito Santo, Maceió - Al



Nenhum comentário:

Postar um comentário