Eucaristia - Frases e Pensamentos

"A Eucaristia constrói a Igreja"

12 de abr. de 2013

Regras básicas para escolha de um canto litúrgico parte 6

Depois de algum tempo sem postar a continuação desta serie, com os pedidos de desculpas pela demora, damos continuidade à nossa formação.
O próximo momento litúrgico a ser estudado é o Ofertório ( ou apresentação das ofertas). Vamos lá?

















Significado Litúrgico


No início da liturgia eucarística são levadas ao altar as oferendas que se converterão no Corpo e Sangue de Cristo: o pão e o vinho!

Assim como o 1º sacerdote do antigo testamento, Melquisedec, ofereceu ao Senhor o pão e o vinho (Gn 14,18); assim também como Cristo, na última ceia, ofereceu ao pai o pão e vinho e os transformou em Corpo e Sangue seus; assim também nós oferecemos ao Senhor em sacrifício o pão e o vinho para a glória do nome do Senhor e para o nosso bem. Esse pão e esse vinho também para nós tornar-se-á Corpo e Sangue de Cristo, via de salvação, dons de vida eterna.

Devemos ter o cuidado para não confundir o rito do ofertório com as ofertas materiais: dinheiro, objetos, alimentos, os quais podem ser apresentados ou recolhidos, mas não podem tirar o brilho da apresentação do pão e do vinho que serão consagrados em corpo e sangue de Jesus Cristo.

Este Canto acompanha o rito da apresentação das ofertas e, por isso, deve ser encerrado quando o sacerdote termina de oferecer os dons a Deus e lava as mãos. Nas missas solenes, quando há o uso de incenso, este canto deve se estender até o momento após a incensação da assembléia, corpo místico de Cristo.

Para que um canto seja considerado como de apresentação das ofertas, este deve obrigatoriamente conter as palavras pão e vinho ou deixar implícito que as oferta que realmente importam são o pão e vinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário